Uepa promove simpósio na área de Ensino em Saúde na Amazônia

 
Simpósio deste ano, entre outros temas, discutirá produtos educacionais. (Foto: divulgação)

 

Nos dias 29 e 30 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza o II Simpósio do Programa de Pós-Graduação, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém. O evento discutirá os desafios, avanços e perspectivas do ensino em saúde na região amazônica, com a finalidade de produzir práticas inovadoras e originais por parte de profissionais e serviços.

As inscrições vão até a próxima quarta-feira, 29, de forma on-line, e busca atingir um público formado por estudantes, educadores, pesquisadores e interessados na temática do ensino em saúde. Neste II Simpósio, a novidade é que também são aceitos o relato da construção de produtos educacionais, além de produtos técnicos e tecnológicos relacionados ao ensino na saúde. A programação científica inclui mesas-redondas, apresentação de trabalhos e palestras com temas que vão dar uma formação continuada aos professores e aos alunos de pós-graduação. A abertura do evento terá a conferência Simulação Clínica: dos Fundamentos para o Ensino de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa, a partir das 18h, com a professora Juliana Farias Campos e moderação da professora Ivonete Vieira Pereira Peixoto

Vinculado ao CCBS, o PPGESA  iniciou suas atividades no ano de 2012 e possui caráter multiprofissional e interdisciplinar, ofertando os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional. O PPG tem como área de concentração Integração Universidade e Serviços de Saúde e apresenta duas linhas de pesquisa: Fundamentos e Metodologias em Ensino na Saúde e Gestão e Planejamento em Ensino na Saúde. De acordo com a coordenadora do PPGESA, professora Lizomar Pereira, o II Simpósio pretende ser uma fonte rica de aprendizado e enriquecimento acadêmico por meio da troca de informações e interação entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e profissionais técnicos da Uepa e de outras instituições.

O evento é um meio de estimular e divulgar a produção científica, "pois os pesquisadores terão oportunidade de apresentar e discutir sobre seus conhecimentos, pesquisas e produtos educacionais. Por se tratar de uma Pós-Graduação Stricto Sensu profissional e de ensino trará temas novos e atuais sobre o ensino na saúde, entre os quais a concepção, desenvolvimento e validação de produtos educacionais e tecnologias para o ensino, inteligência artificial e metodologias ativas de ensino e aprendizagem",  disse a professora. 

A programação também contará como créditos complementares para compor a grade de atividades obrigatórias dos alunos da pós-graduação. "A realização desse Simpósio possibilitará ao egresso do PPGESA difundir sua trajetória de trabalho após a conclusão do curso, e ainda garantirá momentos de integração entre os mestrandos e doutorandos de várias turmas, entre discentes de graduação e pós-graduandos, assim como com os egressos, docentes e técnicos", complementou a coordenadora. 

Serviço

II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia
Programação completa aqui

Dias: 29, às 15h; e 30/11 a partir das 8h até 19h
Inscrição: até 29/11/2023
Certificação: 12 horas
Local: Auditório da Ueafto (Campus II) - Trav. Perebebuí 2623, Marco, Belém.


Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)

Foto: Divulgação