Centro de Ciências Naturais e Tecnologia

Bacharelado em:

Design

O Curso de Design da Uepa objetiva formar designers aptos a desenvolver e gerenciar projetos integrados de sistemas de objetos e sistemas de comunicação, com ajustamento histórico, enfoque na cultura material e iconográfica, considerando os muitos aspectos que envolvem o usuário e o contexto socioeconômico e cultural onde esses sistemas serão produzidos e utilizados, além de responder as orientações gerais do Design tendo em vista as tendências mundiais.

Coordenação: Rosângela Gouvêa
Telefone: (91) 3277 5933 / (91) 3131 1904

Graduação em:

Tecnologia de Alimentos

O Curso de Tecnologia de Alimentos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresenta uma proposta inovadora para o desenvolvimento das cadeias produtivas frutícolas, do leite, de carnes, tubérculos, mel e pescado. Contribui na formação de profissionais qualificados para atuar em diferentes seguimentos do setor alimentício, incentivando o desenvolvimento de produtos e tecnologias que agregam valores às matérias primas regionais, conferindo-lhes confiabilidade e competitividade desejada.

O mercado para o profissional formado em Tecnologia de Alimentos é crescente e promissor. As áreas de atuação concentram-se em indústrias alimentícias de produtos de origem animal e vegetal; empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; instituições de pesquisas científicas e tecnológicas; instituições de ensino que trabalhem na área de Tecnologia de Alimentos; empresas dedicadas à manipulação, entre outros.

Coordenação: Werner Terrazas
Telefone: (91) 3276 9781 / (91) 3131 1928

Engenharia Ambiental

O Curso de Engenharia Ambiental compreende a área das Ciências Exatas e Tecnológicas e se consolida a partir de uma necessidade da sociedade em atuar de maneira mais responsável no uso dos recursos naturais. É direcionado para as principais ênfases regionais que são: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Recursos Naturais e Biodiversidade, Recursos Edáficos e Minerais e Planejamento e Gestão Ambiental.

O profissional de Engenharia Ambiental ganha espaço no mercado de trabalho atuando com ferramentas técnicas para estudos, compreensão, análise e, posteriormente, proposição de soluções aos problemas ambientais, originados pelas ações antrópicas, decorrentes da produção de bens e serviços disponibilizados a sociedade.

Coordenação: Aline Sardinha
Telefone: (91) 3276 4465 / (91) 3131 1905

Engenharia de Produção

O Curso de Engenharia de Produção dá subsídios ao profissional quanto ao desenvolvimento de conhecimentos voltados à administração de produção, atuação no segmento industrial, comercial ou de prestação de serviços. É desenvolvido a partir de nove grandes áreas: engenharia do produto, projeto de fábrica, processos produtivos, gerência da produção, qualidade, pesquisa operacional, engenharia do trabalho, estratégia e organizações e gestão econômica.

O Engenheiro de Produção atua no planejamento, desenvolvimento de projetos, avaliação e controle de sistemas de produção. Pode exercer essas qualificações em empresas produtoras de bens industriais e agroindustriais na área de serviços em geral, além de bancos, hotéis, hospitais, sistemas de transporte, entre outros.

Novo Desenho Curricular

Coordenação: Vitor William Martins
Telefone:
(91) 3131 1903

Engenharia Florestal

O Curso de Engenharia Florestal apresenta projeto pedagógico diferenciado e inovador. Além das competências tradicionais trabalhadas, o projeto procura diferenciar-se dos demais existentes na região, com a inserção de disciplinas de tecnologia da madeira e industrialização e processos industriais madeireiros que permitirão ao egresso uma visão mais ampla da cadeia produtiva florestal.

O Engenheiro Florestal formado pela Uepa possuirá, ao final de sua graduação, sólida formação científica que possibilite absorver e desenvolver tecnologia; capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos e gerenciais encontrados.

Coordenação: Nelivelton Gomes dos Santos
Telefone:
(91) 3131 1936
E-mail: eng.florestal@uepa.br

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)

O Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas objetiva formar profissionais com o perfil de Analista e Desenvolvedor de Sistemas que possam projetar e desenvolver software e aplicativos, além de desenvolver sistemas de informação e gestão de empresas. Oferece consistente base teórica e prática em informática, focada em Tecnologia de Informação, permitindo que os futuros profissionais possam desenvolver atividades voltadas para as áreas de administração de dados e de desenvolvimento de sistemas para a internet, dispositivos móveis e empreendedorismo.

Coordenação: Wanderson Quinto
Telefone: (91) 3131 1919