Uepa arrecada donativos para Paragominas

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) convoca toda a comunidade acadêmica dos campi de Belém para contribuir com a doação de donativos que serão enviados para o município de Paragominas, no nordeste do Estado. Podem ser doados: roupas (adulto e infantil), colchões, roupas de cama, toalhas, kit de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Interessados em fazer as doações devem procurar a direção dos seus respectivos Centros de Ciências (CCSE, CCBS e CCNT). A ação segue até 27 deste mês, e neste mesmo dia a Reitoria fará uma remessa para o município.

Na semana passada, o município foi castigado pelas chuvas na região e declarou situação de calamidade pública. Dois rios da cidade transbordaram, comunidades de 14 bairros foram atingidas e mais de 300 famílias tiveram perdas. Duas crianças morreram arrastadas pela força da água, que também rompeu um trecho da PA-256 que dá acesso a Belém-Brasília. Dentre os prejudicados, 22 são alunos da Universidade. A maioria dos estudantes mora nos bairros que ficam em frente e aos arredores da Instituição, chamados de Promissão 1 e JK. Muitos tiveram a perda total das suas casas.

O campus da Uepa em Paragominas começou na última quinta (12) uma campanha de arrecadação de donativos. O coordenador do campus, Paulo Sérgio Araújo da Silva, contou que a Universidade parou as atividades para receber ajuda. “Um espaço grande da Universidade está disponível para receber as doações de alimentos não perecíveis e roupas. Temos uma grande mobilização de toda a comunidade e dos alunos também”, afirmou.

A sede do Lions Clube, instituição que oferece serviços humanitários para comunidade local, também disponibilizou o espaço para receber doações e alguns estudantes da Universidade estão cozinhando para distribuir refeições às vítimas do desastre. O Lions está localizado na Rua do Uruguay, 294, no bairro Guanabara. O campus da Uepa em Paragominas está situado na Rodovia PA-125, s/n, no bairro Angelim. 

Texto: Helaine Cavalcante e Rachel Oliveira

Foto: Divulgação / Campus Paragominas