Uepa Ambiental inicia suas atividades

 

Mudar hábitos, renovar ideias e compartilhar experiências para promover a consciência sobre o meio são os objetivos do programa Uepa Ambiental, lançado hoje, 16, na reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e que será mantido de forma permanente, agregando os esforços da Instituição pelo ambiente. A intenção da gestão superior é criar um pacto envolvendo toda a comunidade acadêmica em prol da preservação de recursos e incentivo das práticas sustentáveis. Até o dia 22, todos os Centros e o Planetário receberão seminários buscando ampliar o debate sobre o tema.

A criação do Uepa Ambiental não representa o início do empenho da Universidade por uma existência mais sustentável. “Reunimos todos os programas que vinham sendo realizados de forma independente para integrá-los a uma iniciativa só. A partir de agora, o Uepa Ambiental trabalhará na formação de uma comissão, juntando a gestão e os Centros, para traçar um plano de ação”, explicou uma das coordenadoras do programa e titular da Diretoria de Planejamento Estratégico (Dipe), Aurycélia Dias.

O pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, que é professor do curso de Engenharia Ambiental, foi um dos maiores incentivadores do Uepa Ambiental. “Essa consciência ambiental já está em mim há muito tempo e sempre tento incentivá-la nas pessoas que trabalham comigo. É uma reflexão importante. Quantos copos descartáveis utilizei hoje? Quantas impressões fiz? Deixe ia luz acesa ou o ar ligado na sala vazia? É assim que começa uma mudança real de comportamento”, contou.

De 2015 para 2016, a Uepa reduziu seu consumo de papel em pouco mais de 46%. As licitações de aquisição de equipamentos também têm como quesito o selo de consumo A. As lâmpadas utilizadas nos campi também não possuem mais necessidade de descarte especial ou presença de metais pesados. “A Diretoria de Processamento de Dados já programa todos os computadores da Uepa no modo de economia de energia, o que confere às máquinas uma vida útil mais longa e um consumo de energia reduzido. São alterações pequenas e que fazem toda a diferença”, avaliou Capela.

Um dos Centros com maior atuação no futuro do programa Uepa Ambiental será o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), por possuir diversos cursos voltados para o meio ambiente. “O juramento de todos os cursos do CCNT inclui a proteção ambiental. Já temos coleta seletiva há algum tempo e muitos projetos de extensão que tratam da educação ambiental com a comunidade. O programa vai facilitar ainda mais o desenvolvimento de novos trabalhos, que poderão se estender para toda a Uepa”, resumiu a diretora do CCNT, Eliane Coutinho.

 

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Aline Sardinha, deu uma palestra durante o evento e ressaltou a importância do desenvolvimento de uma Política Ambiental para a Uepa. “A nossa proposta é que este documento seja elaborado com a participação de toda a comunidade acadêmica, para pensarmos uma política que envolva a todos”, disse. A programação de lançamento do Uepa Ambiental tem como objetivo dar publicidade a todo este planejamento, bem como mobilizar os servidores para a adoção de hábitos sustentáveis. Além disso, parcerias com cooperativas de catadores e com projetos como o Eco Celpa buscam dar destinação correta ao lixo produzido pelos campi.

Aliás, todas as iniciativas sustentáveis já existentes na Uepa ganharam o elogio do reitor Juarez Quaresma. “Na Medicina nós também aprendemos que a preservação do meio ambiente influencia diretamente a qualidade de vida das pessoas, por isso, o uso racional dos recursos naturais corrobora um objetivo maior que a economia”, ponderou. Para o vice-reitor, Rubens Cardoso, nada acontece sem a participação de todos. “A Uepa não criou este programa porque temos o curso de Engenharia Ambiental e seria fácil, mas porque essa atitude é necessária e urgente. As Agendas 2030 tanto do Pará quanto da ONU preconizam essa preservação”, concluiu.

Ao final das comemorações de lançamento do Uepa Ambiental, o reitor, o vice-reitor e o pró-reitor de Gestão e Planejamento se reuniram para plantar uma palmeira no canteiro em frente ao prédio da Reitoria. Logo depois, eles fizeram a distribuição de mudas de açaí e ipê para os servidores, que fizeram fila para receber as plantinhas. As mudas foram ofertadas através de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os eventos de lançamento do programa seguem até o próximo dia 22 e visitarão todos os Centros e ainda o Planetário.

 

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO:

Dia 17/05

Auditório do Telessaúde 

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

9:00 - Abertura: Profª Vera Regina Palácios Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

9h30 - Apresentação de Jonas Jesus da Silva -

Tema: Experiência da Coleta Seletiva na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis - CONCAVES

10h - Prof. Denise Cristina Torres Costa - 

Tema: Repensando o lixo e reciclando ideias

10h30 - Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental – Aline Sardinha

Tema: Sistemas de Gestão Ambiental

11:00 – Prof. Dr. Ana Telma Monteiro de Sousa  – Diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)

Tema: Práticas e experiências culturais e sustentabilidade na formação de agentes ambientais nas escolas.

 

Dia 18/05

Auditório do Centro

Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)

9h - Abertura: Profª Eliane de Castro Coutinho Diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT

9h30 - Apresentação do projeto ECOCELPA

Edgar Veloso – Supervisor do Projeto EcoCelpa

Tema: Coleta Seletiva 

10h - Profª Hebe Morganne Campos Ribeiro - Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação; Profª  Eliane de Castro Coutinho – Diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia – CCNT; Prof. Elzelis Muller da Silva; Profª Denise Cristina Torres Costa e Prof. Gundisalvo Piratoba Morales.

Tema: Sustentabilidade e Meio Ambiente na UEPA

10h30 – Prof. Dr. Ana Telma Monteiro de Sousa – Diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)

Tema: Práticas e experiências culturais e sustentabilidade na formação de agentes ambientais nas escolas.

 

Dia 19/05

Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)

9h – Abertura: Prof. Anderson Madson Oliveira Maia - Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação.

9h30 - Apresentação do projeto ECOCELPA

Edgar Veloso – Supervisor do Projeto EcoCelpa

Tema: Coleta Seletiva 

10h - Prof. Denise Cristina Torres Costa - 

Tema: Repensando o lixo e reciclando ideias

 

Dia 22/05

Local: Auditório do Planetário

Centro de Ciências e Planetário do Pará

9h - Abertura: Prof. Sinaida Maria Vasconcelos de Castro - Diretora do Centro de Ciências e Planetário do Pará

9h30 - Prof. Denise Cristina Torres Costa - 

Tema: Repensando o lixo e reciclando ideias

10h30 - Apresentação do projeto ECOCELPA Edgar Veloso – Supervisor do Projeto EcoCelpa Tema: Coleta Seletiva

11h - Apresentação de Jonas Jesus da Silva - 

Tema: Experiência da Coleta Seletiva na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis - CONCAVES

 

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely