Projeto Jurunas apresenta eixos de ação para o ano

 
O Projeto Jurunas, institucionalizado em 2017 pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), oferece aulas gratuitas para moradores do bairro e arredores que desejam se preparar para ingressar no ensino superior. No dia 12 de janeiro, o Projeto apresentará os eixos de ação para 2019. O evento ocorrerá de 9h às 13h, na escola Plácidia Cardoso, localizada na travessa Honório José dos Santos, s/n, onde as aulas são ministradas. 
 
A ação do Projeto vai além da preparação para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e fortalece, entre os estudantes, o senso de pertencimento em uma área periférica marcada pela violência e desigualdades sociais. Este ano, a formação política também será um dos eixos, oferecendo cursos para a população que discutirão questões sobre o Brasil, cidadania, situação social do bairro entre outros. Além disso, o projeto também deve avançar em pesquisas acadêmicas para levantar dados sobre o bairro.
 
No encontro, os participantes também discutirão formas de captação de recursos para a manutenção financeira do pré-vestibular. “Esse ano de 2019 é um ano de muito desafios e trabalho para nós, mas estamos confiantes que com a ajuda da Universidade, com as pessoas do bairro possamos ter um resultado positivos”, disse Leopoldo Santana, que é coordenador do Projeto.
 
Além da preparação para o vestibular, o projeto pretende ampliar as ações também para as áreas da cultura e do esporte.
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely