Programa oferece bolsa de mobilidade acadêmica

 
 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) irá selecionar um aluno de graduação para participar do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades – Edição 2019”. A iniciativa proporciona aos discentes das instituições associadas a oportunidade de mobilidade acadêmica internacional. 
 
As inscrições para o processo seletivo ocorrem entre os dias 5 e 28 de junho e devem ser feitas no Protocolo Central da Uepa, no horário das 9h às 14h. Candidatos dos campi fora da capital deverão enviar documento via malote pela coordenação do campus ou via postal para o endereço “Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander/UEPA - Protocolo Central - Prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Pará. Rua do Una, 156 - Telégrafo. CEP: 66050-540. Belém/PA”. 
 
Os documentos necessários para a inscrição são: Formulário de inscrição devidamente preenchido; Identidade (cópia); CPF (cópia); Histórico escolar original e emitido no mês da data de inscrição; Ficha individual do interessado, impressa, conforme disponibilizada no Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA), emitida no mês da data de inscrição; Plano de Estudos preenchido e devidamente aprovado pela Coordenação do Curso, inclusive assinado, datado e com carimbo do coordenador do curso de graduação; e Certificado de conclusão de curso avançado e/ou comprovante de proficiência do idioma da universidade de destino, exceto para países de língua portuguesa. Quando houver, anexar comprovantes de prêmios acadêmicos, certificados de participação em programas de iniciação científica, tecnológica, docência ou monitoria. 
 
O processo seletivo será realizado mediante análise dos documentos. O candidato que não apresentar a documentação correta será eliminado. A seleção levará em conta também o aluno que tiver maior coeficiente de rendimento no histórico escolar. Se houver empate, será levado em consideração os seguintes critérios: Tempo de participação em programas de Iniciação Científica, tecnológica, docência, ou monitoria; Tempo transcorrido no curso; e Maior idade do candidato. O resultado final será divulgado no dia 16 de agosto de 2019, no site da Uepa. "A parceria entre Uepa e Banco Santander para a criação do programa de bolsas íbero-americanos é uma vitória da instituição no caminho da consolidação de atuações de internacionalização do ensino superior e nesse processo a universidade continua o processo de estímulo para a geração de de uma cultura da mobilidade dentro da IES" afirmou a Coordenadoria de Relações Internacionais da Uepa, Luzia Jucá (foto).
 
"Olhar para a universidade como um cúmplice é necessário para conhecermos os programas e as ações da Uepa em função do melhoramento da nossa formação como profissional no futuro, então, dessa forma, é muito importante estar antenado no que a instituição tem feito para proporcionar caminhos para  universitários poderem evoluir no processo de absorção de experiências e de conhecimento" comentou a discente de Engenharia de Produção da Uepa, Giovana Peralta (foto), ao falar sobre as possibilidades que a bolsa Santander pode oferecer para a composição do seu currículo profissional e acadêmico.  
 
A bolsa é no valor de 12.630, 90 (doze mil seiscentos e trinta reais e noventa centavos), o que corresponde a € 3.000,00 (três mil euros). O valor será depositado de uma vez na conta corrente ativa do banco Santander do aluno que for selecionado. Compra de passagens aéreas e de apólice de seguro de vida e de saúde a ser apresentada à universidade de origem antes da viagem, além de despesas com acomodação e alimentação e eventuais taxas escolares que sejam cobradas pela universidade de destino serão por conta do aluno.
 
As universidades para as quais o aluno poderá se inscrever, cujos convênios já estão estabelecidos com a Uepa, são: 
 
Universidad Santo Tomás – UST (Chile)
Universidad Nacional Mayor de San Marcos – UNMSM (Peru) 
Universidade do Porto – UPorto (Portugal)
Instituto Politécnico de Bragança – IPB (Portugal)
Universidade da Beira Interior – UBI (Covilhã, Portugal) 
Universidad Nacional de Colombia – UNAL (Colômbia) 
Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales – ECES (Argentina) 
Universidad de Morón – UM (província de Buenos Aires, Argentina)
 
 

Para mais informações acesse o edital.

 

Texto: Viviane Nogueira / Daniel Leite Jr

Foto: Nailana Thiely / Daniel Leite Jr