Modalidade à Distância abre 800 vagas para 20 municípios

As inscrições para o Processo Seletivo Especial, modalidade à distância, foram prorrogadas até o dia 4 de maio. Candidatos de 20 municípios do estado terão a oportunidade de ingressar no Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ao todo, serão 800 vagas distribuídas em sete cursos de Licenciatura, pensados de acordo com a demanda das cidades escolhidas para receber os polos. As inscrições podem ser realizadas, exclusivamente pela internet, neste site. Com a alteração do cronograma, a prova objetiva e de redação está prevista para o dia 11 de junho.

Os cursos funcionarão em períodos regulares, contando com 20% de sua carga horária na modalidade presencial. Por isso, os alunos precisam ter disponibilidade para atividades acadêmico-curriculares presenciais a serem realizadas, inclusive nos finais de semana. As vagas são destinadas aos candidatos que concluíram o Ensino Médio - condição obrigatória com comprovação feita no ato da matrícula.

É de responsabilidade do candidato consultar se o pagamento da sua taxa de inscrição foi registrado pela Uepa. No caso de não confirmação do registro de pagamento, o candidato deverá enviar imediatamente mensagem informando o erro material, por meio da página de acompanhamento do processo. Aqueles que ainda não efetuaram o pagamento da taxa e quiserem alterar a data do vencimento, podem emitir novo boleto no site.

Os cursos de graduação na modalidade a distância ofertados em municípios do Pará são fruto de um convênio estabelecido com a Universidade Aberta do Brasil/CAPES do Ministério de Educação. Há nove anos, a Uepa mantêm polos de educação a distância em diversos municípios. Os cursos ofertados em cada um deles são definidos em conjunto com a comunidade local, através de pesquisas de demanda e em esforços conjuntos com as demais Instituições de Ensino Superior que atuam no local, para que não haja desperdício na oferta.

Durante reunião que definiu os detalhes do edital do processo seletivo, o reitor Juarez Quaresma reiterou que a academia é construída através de diversas contribuições e ressaltou os desafios à frente. “O noticiário informou que o orçamento federal terá um corte de R$ 42 bilhões, o que obviamente nos afetará. Por isso, como pensadores que somos, devemos estar preparados para enfrentar os problemas que virão e continuar lutando por uma educação pública de qualidade”, pontuou.

Para os coordenadores de polo, a oferta de cursos a distância é fundamental para o desenvolvimento das diversas regiões de integração do Pará. “O custo de estudar em outro município é muito alto. Mesmo havendo um campus em município próximo, não são todos que têm a oportunidade de cursar. O ensino a distância iguala as possibilidades destes estudantes e, por tabela, forma mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento da cidade”, avaliou o professor Manoel Cabral, coordenador do polo de Igarapé-Miri.

E os frutos vem sendo colhidos a cada nova formatura de turmas. “É uma festa que envolve toda a comunidade, pois a cidade é pequena e todos se conhecem. Os profissionais formados passam a atuar no nosso mercado de trabalho, acabando com a necessidade histórica de buscar profissionais em outros lugares”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Sônia Amaral. As regras, cronograma e conteúdo da prova objetiva do processo seletivo especial constam no edital, que pode ser acessado aqui.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely