Mestrado em Educação inscreve até 25/06

 

A partir de amanhã, 6, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre as inscrições para 30 vagas no Programa de Pós-Graduação em Educação, com entrada no primeiro semestre de 2019. As inscrições para o Mestrado em Educação devem ser realizadas exclusivamente pelo site  http://www5.uepa.br/mestradoeducacao2018/ até o dia 25 de junho.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, identificar a linha de pesquisa, eixo temático e área de interesse que deseja concorrer. A  taxa de inscrição é de R$100 e o boleto deve ser pago até o dia 27 de junho, obedecendo o horário bancário. Caso o candidato deseje vaga institucional – destinada a pessoas com vínculo efetivo com a Uepa - ou para Pessoas com Deficiência (PCD), foram disponibilizadas uma em cada Linha de Pesquisa por categoria.

O Processo Seletivo é composto de quatro fases. A primeira consiste em uma prova escrita, argumentativa, que versará sobre a temática da linha de pesquisa escolhida pelo candidato. A segunda fase é de avaliação da proposta de pesquisa. Na terceira fase, o candidato passará por entrevista, realizada por professores membros da Comissão Avaliadora. A última fase é de avaliação do Currículo Lattes.

Atualmente, duas Linhas de Pesquisa estão disponíveis para escolha dos candidatos. A Formação de Professores e Práticas Pedagógicas realiza estudos e pesquisas no campo da formação inicial e continuada de professores e, especificamente, no contexto amazônico, bem como de práticas pedagógicas no ambiente da educação básica e superior, na busca de aprofundamento teórico-metodológico de políticas, saberes e práticas que contribuam para a construção de projetos alternativos à formação e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

Em Saberes Culturais e Educação na Amazônia, os projetos investigam temas educacionais relacionados ao contexto brasileiro e amazônico, como saberes, representações, imaginários, conhecimento e poder inerentes às práticas socioculturais e educativas. Tem como objetivos contribuir para a construção de práticas sócio educacionais, ética, epistemológica e politicamente comprometidas com os saberes dos grupos socialmente excluídos e fortalecer a identidade cultural amazônica.

O resultado final do Processo de Seleção será divulgado, por ordem de classificação, por linha de pesquisa, em 23 de novembro de 2018, no site da Uepa. Será admitido recurso por escrito no prazo de um dia útil, tendo como início o  primeiro dia útil subsequente à data de divulgação do resultado a ser recorrido. O recurso é recebido no Protocolo do CCSE, localizado na travessa  Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, de 8h às 14h, e pode ser interposto pelo próprio candidato ou por procurador devidamente habilitado com assinatura reconhecida em cartório.

Todas as regras que regem o concurso contam no edital do processo, que deve ser lido na íntegra por todos os candidatos. Clique aqui e acesse o edital

 

Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE

Foto: Nailana Thiely