Merendeiros participam de curso de extensão em Cametá

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu, nos dias 10 e 11 de agosto, o curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cametá. Integrando as atividades de extensão do Campus XVIII – Cametá, a capacitação foi destinada aos agentes da rede municipal que trabalham com merenda escolar.

Cerca de 40 participantes puderam aprofundar suas experiências sobre controle, preparo e elaboração de alimentos. A programação teve por base conceitos teóricos e práticos relacionados à segurança alimentar. A coordenadora do curso, Natácia Silva e Silva, docente da graduação em Tecnologia de Alimentos no Campus, salientou a importância de utilizar o conhecimento gerado em sala de aula. “Os projetos de extensão vêm justamente para estreitar essa relação de troca, popularizando o conhecimento científico à sociedade e com isso, mobilizando e levando alternativas para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

A nutricionista Ruth Medeiros, do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura de Cametá, gostou do curso e destacou as dinâmicas adotadas. Foram utilizados elementos lúdicos como tintas, purpurinas, para demonstrar a higienização de mãos e alimentos e a facilidade de proliferação de micro-organismos. “Foi interessante a forma como eles passaram o conteúdo. Além da parte teórica, eles disponibilizaram uma cartilha e com as dinâmicas ficou mais fácil de assimilar”, declarou.

A formação, direcionada inicialmente para as escolas da zona urbana, será também estendida em outro momento para as unidades educacionais da zona rural. A expectativa é que, a partir da formação, haja reflexo nos alimentos servidos aos estudantes do município.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Natácia Silva e Silva