Inscrições abertas para curso de "Formação de Brinquedistas"

 

A brinquedoteca Joana D’arc vinculada ao curso de Educação Física da Universidade do Estadual do Pará (Uepa) estará com as inscrições abertas a partir de 07 de março para o “Módulo I” do curso de “Formação de Brinquedista” que ocorrerá no período de 18 a 22 de Março e a matrícula será feita presencialmente na brinquedoteca.

O curso é baseado na valorização da infância, nesse sentido, haverá ações de criação de formas de brincar com qualidade para alcançar o objetivo de desenvolver atividades que oportunizem o processo de aprendizagem da criança. Portanto, a formação de brinquedistas é voltada para indivíduos que atuem em áreas como arte educação, terapia ocupacional, saúde e educação física.

Segundo a coordenadora da brinquedoteca Ana Cristina Guimarães, os espaços são organizados a partir da necessidade do público. “A importância está centrada no pensamento de que o homem é essencialmente lúdico e portando deve compreender suas vivências durantes as diferentes fases da vida. A ação do brincar da criança ao idoso em espaços de brinquedoteca devem ser compreendidos para fins de aprendizagem, prevenção da saúde e valores sociais que permitem alcançar um dos alicerces para se ter vida saudável.” comentou a coordenadora.

A formação de brinquedista conta com uma programação extensa e diversificada formada por palestras e oficinas sobre as seguintes temáticas: brincadeiras lúdicas musicais, contação de histórias, o brincar e o brinquedo, construção de brinquedos sustentáveis, dinâmicas brinquedistas, pintura no rosto, performance teatral e jogos de tabuleiro. Todas as atividades consistem em desenvolver a educação por meio da brincadeira e do brinquedo. “O curso possuí para a versão 2019 vários módulos, o “módulo I” que traz diferentes vivências em espaços de brinquedoteca, o “módulo II” será voltado a brinquedotecas escolares e o “módulo III” com ênfase em brinquedotecas hospitalares e da saúde” afirmou a coordenadora da brinquedoteca Ana Cristina Guimarães.

As atividades serão realizadas no auditório do curso de Educação Física, na sala de ginástica, na quadra, sala de recreação e na própria brinquedoteca Joana D’arc. Os espaços que são destinados para o desenvolvimento da qualificação em formação de brinquedistas, mas, também, funcionam como um espaço de socialização, lazer, aprendizado, convivência e ludicidade que são designados para crianças a partir dos seis anos de idade.

As inscrições devem ser realizadas na Brinquedoteca Joana D’arc que fica no Campus III da Uepa e estão no valor de $30 para estudantes e $60 para profissionais com uma quantidade de 60 vagas ofertadas com carga horária de 20h, entregaremos declaração de comparecimento pra justificativa junto as instituições. Os valores arrecadados serão revertidos para compra de brinquedos para o acervo da brinquedoteca.

No ano de 2018, a procura pelo curso foi intensa e acima do esperado pelos organizadores, sendo assim, esse ano espera-se um grande volume de pessoas procurem o curso, então se você tem interesse nessa formação procure antecipadamente o local de inscrição.

Maiores esclarecimentos sobre a formação devem ser dirimidas na secretaria da brinquedoteca.

 

Local: Brinquedoteca Joana d’arc do CEDF

Valor: R$ 30,00 (Estudantes) / R$ 60,00 (Profissionais)

Número de vagas: 60 vagas

Inscrição: Na própria Brinquedoteca (Curso de Educação Física/UEPA- Av: João Paulo II, 817-Marco)

Entrega de Certificados com Carga Horária de 20h

 

Texto: Danie Leite

Foto: Nailana Thiely

Tags: