Doutorado Profissional em Ensino em Saúde é aprovado

 
O Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi aprovado. O projeto, submetido pela primeira vez à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), recebeu nota 4. 
 
O grupo de professores do programa já trabalhava na proposta há dois anos, estimulando a produtividade técnica e científica do corpo docente e discente. O resultado é que a avaliação não indicou nenhum tipo de diligência ou reconsideração. 
 
Para o coordenador do programa, Robson Domingues, um Doutorado para a região amazônica é muito significativo, pois apenas 5% dos doutores do Brasil estão no norte. “Vamos contribuir imensamente para a diminuição dessa assimetria, com mais pesquisas, mais soluções de problemas relacionados à prática profissional. Isso implica desenvolvimento da região e melhorias na captação de recursos, na produção científica, técnica, tecnológica e inovação”, afirmou.
 
O doutorado profissional, diferente do acadêmico, promove pesquisas e produtos relacionados ao mundo do trabalho na área da saúde, gerando oportunidade e melhorias nas práticas e, consequentemente, na vida das pessoas da comunidade.
 
O edital de seleção da primeira turma está previsto para sair em fevereiro de 2019 e deve ofertar 10 vagas. O perfil de ingresso ao curso é de profissionais da área da saúde que trabalhem no processo de ensino. Assim, poderão se candidatar professores, supervisores de estágio, preceptores de residência médica e multiprofissional.
 
Texto: Dayane Baía
Fotos: Nailana Thiely