Comitê de Ética em Pesquisa realiza 1º Encontro Virtual

 

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a infecção da Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), como emergência de saúde pública global. Em função disso, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) apresentou novas orientações para os protocolos de pesquisa referentes à doença. A partir desses informes, enviado pela Conep aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), os integrantes do CEP do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizaram o 1º Encontro Virtual de Atualização do Comitê, nesta quarta-feira, 27 de maio, por meio da plataforma Google Meet.

A reunião teve como objetivo principal a atualização do colegiado sobre as orientações do Conep referentes às investigações científicas, envolvendo seres humanos e que sejam relativas à Covid-19. A apresentação das mudanças na análise ética dos projetos feitas pelo Conep, diante da pandemia, ajudará a comunidade acadêmica da Uepa a alinhar as propostas de pesquisa junto aos CEPs. Além disso, o encontro contou com apresentações e debates sobre a análise do “Roteiro de Avaliação de Parecer” de pesquisas acadêmicas, calendário de atividades educativas do CEP para o segundo semestre, votação sobre o site do comitê, atualização dos modelos do CEP e informes relativos ao recesso das atividades.

“O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado formado por profissionais de várias áreas, que deve existir em instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos e foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa, de acordo com sua integridade. Portanto, o CEP tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos avaliando protocolos de pesquisa que envolva seres humanos, sendo assim, realizamos uma reunião anual de atualização e capacitação para os membros. Porém com a pandemia e a suspensão das atividades presenciais, tivemos que buscar uma alternativa para realizar esse evento, então surgiu a proposta de fazermos a reunião de forma virtual”, afirmou a coordenadora do CEP do CCBS, a fisioterapeuta e técnica da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) da Uepa, Regina Gabriela de Moraes.

Desde abril, o CEP do CCBS tem trabalhado em ritmo de home office, realizando as reuniões mensais do colegiado de forma virtual para analisar eticamente os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos. “Mesmo em quarentena, o CEP CCBS vem mantendo suas atividades, recebendo e avaliando projetos, bem como realizando reuniões virtuais que estão com 100% de presença de seus membros. Fato que indica ao Comitê que os eventos e reuniões virtuais são eficientes, claro que sem desfazer dos eventos presenciais que são realizados no intuito de orientar docentes e discentes quanto ao processo e cuidados para submissão de projetos ao CEP. Portanto, é importante que a comunidade acadêmica esteja orientada quanto à documentação e procedimentos de avaliação no intuito de dar transparência às avaliações, bem como torná-las céleres, evitando com isso o prejuízo ao projeto quanto ao início da sua execução, com a garantia plena de segurança aos participantes da pesquisa, seguindo as orientações das Resoluções 466/12 e 510/ 2016 do Conselho Nacional de Sáude – CNS”, comentou a docente do Departamento de Tecnologia da Madeira do CCNT e integrante do CEP do CCBS, Cláudia Urbinati.

Texto/foto: Daniel Leite Jr