Candidatos ao curso de Música fazem Habilitatório domingo, 10

 

 

Os alunos inscritos para o vestibular 2018 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no curso de Licenciatura em Música devem ficar atentos, pois a primeira prova do Exame Habilitatório ocorre neste domingo, 10. Mais de 900 alunos em Belém, Santarém e Conceição do Araguaia estão aptos a participar do certame.

Este domingo, os candidatos realizarão a prova teórico prática, que inclui conhecimento sobre Escrita Musical, Ditado Rítimico-melódico e Conteúdo Musical. No domingo seguinte, 17 de dezembro, a prova prática testará os alunos em Leitura Musical e Execução Musical.

É responsabilidade do candidato trazer o instrumento com o qual fará o exame, a Uepa disponibilizará apenas bateria e piano para os candidatos que os solicitaram no ato da inscrição. O Exame Habilitatório é de caráter eliminatório, entretanto, os candidatos considerados não-habilitados poderão concorrer à segunda opção de curso, escolhida durante a inscrição. Todas as concorrências estão disponíveis aqui.

Para promover o acesso ao nível de educação superior nos municípios paraenses, o Processo Seletivo (Prosel) adota uma política de cotas. Serão reservadas 50% das vagas a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública. Para o Prosel 2018, entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Belém, com 200 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, o curso de Medicina em Marabá, com 113,60 candidatos por vaga, e o curso de Enfermagem em Belém, com 102 por vaga.

 

Entre os não-cotistas, o curso mais concorrido do certame é Medicina em Marabá, com 70.6 candidatos inscritos para cada vaga. Em segundo ficou Fisioterapia em Belém, com 63.09 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 55.7 candidatos por vaga. Este ano, todas as vagas dos 26 cursos de graduação serão disputadas no Prosel, já que em 2016 foi a última edição do Prise, o Processo Seletivo Seriado.

 

Serão 3.700 vagas distribuídas nos 16 municípios onde a Uepa está presente. Para concorrer às vagas, os candidatos devem estar inscritos no Prosel, além de ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2017. O resultado final está previsto para o final de janeiro, após liberação das notas do Enem para a Instituição.

 

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Mácio Ferreira