Círio de Todos os Timbres será realizado de forma virtual

 

 

O mês de outubro é marcante para os paraenses pelas manifestações de fé em razão do Círio de Nazaré. Entretanto, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o formato das novas celebrações está diferente em 2020: o tradicional projeto Círio de Todos os Timbres, organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), será transmitido de forma online para evitar aglomerações em espaços públicos.

As cantoras Bruna Luz e Laura Santana, com a participação da pianista Francielem Pantoja, realizam uma apresentação nesta quinta-feira, 15 outubro, na Catedral Metropolitana de Belém, às 10h. A performance será transmitida pelo perfil da Uepa no Instagram. O repertório da atração musical é diversificado, com canções líricas, religiosas, regionais e nacionais, com destaque para as mais tradicionais expressões da musicalidade brasileira.

A parceria entre as duas cantoras chama-se “Pérolas Marianas”. Laura Santana é aluna do 3° semestre do curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa, enquanto Bruna Luz é integrante do Coral Angelorum da Basílica Santuário de Nazaré, além de já ter participado do projeto de canto popular da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa). A pianista clássica Francielem Monteiro, que acompanha a dupla, é formada pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e licenciada em música pela Uepa, onde também atua como pianista do Projeto Madrigal, vinculado à Proex da Universidade.

Na nona edição, em 2020, o Círio de Todos os Timbres mantém como objetivo realizar um trabalho contínuo em parceria com a comunidade, por meio de ações desenvolvidas por meio das linguagens artísticas, como a música, o teatro e a dança. Além disso, o projeto também fortalece as parcerias institucionais da Universidade, estimula a formação de público e a concretização de ações educativas, artísticas e culturais locais.

Serviço

IX Círio de Todos os Timbres - “Pérolas Marianas” com Bruna Luz (voz), Laura Santana (voz) e Francielem Monteiro (piano)

Data: 15 de outubro | 10h às 11h

Local: Catedral Metropolitana de Belém

Evento sem a presença de público e com transmissão ao vivo pelo Instagram da Uepa.

 

Texto: Marília Jardim/ Ascom Uepa

Foto: Morena Brasil/ Ascom Espaço São José Liberto